terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

John Legend fala sobre racismo ao receber Oscar de Melhor Canção


Composta e gravada por John Legend e Common para o filme “Selma – Uma Luta Pela Igualdade”, a música “Glory” ganhou o Oscar de melhor canção original na noite de ontem, 22. O longa conta a história da luta do movimento negro, liderada por Martin Luther King nos Estados Unidos.
 Durante o discurso na  87ª edição de entrega dos prêmios, os vencedores fizeram um pronunciamento político. “Nina Simone disse que é dever do artista mostrar os tempos em que vivemos. Selma pode ter sido há 50 anos, mas é agora porque a luta por justiça é agora. O direito ao voto pelos quais eles lutaram, hoje, agora, estão sendo comprometidos. Vivemos no país com a maior população carcerária do mundo. Existem mais homens negros presos do que escravos na época da escravidão”, disse Legend.

Extraído de: Portal Geledes


Youtube:
https://www.youtube.com/watch?v=HUZOKvYcx_o

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Filme - Besouro


Filme extraído do Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=7JjFbIRVtB8


Sinopse:
Bahia, década de 20. No interior os negros continuavam sendo tratados como escravos, apesar da abolição da escravatura ter ocorrido décadas antes. Entre eles está Manoel (Aílton Carmo), que quando criança foi apresentado à capoeira pelo Mestre Alípio (Macalé). O tutor tentou ensiná-lo não apenas os golpes da capoeira, mas também as virtudes da concentração e da justiça. A escolha pelo nome Besouro foi devido à identificação que Manuel teve com o inseto, que segundo suas características não deveria voar. Ao crescer Besouro recebe a função de defender seu povo, combatendo a opressão e o preconceito existentes.



COLETIVO DA DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL: No Nordeste, jovens   negros têm 5 vezes mais chan...

COLETIVO DA DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL: No Nordeste, jovens   negros têm 5 vezes mais chan...: No Nordeste, jovens   negros têm 5 vezes mais chances de morrer Os piores índices do país foram registrados na Paraíba – com risco de mo...

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Símbolos Adinkras

Os símbolos Adinkras, mostrados aqui, foram criados pelos povos akan, presentes em Gana, Costa do Marfim e no Togo, países da África do Oeste. Os Adinkras constituem um sistema de escrita pictográfica e de ideias comprometidas com a preservação e transmissão de valores fundamentais. Um dos adinkras mais conhecidos é o Sankofa, representando por um pássaro olhando para trás. O Sankofa representa o desafio humano de retomar e aprender com o passado esquecido e negado, para transformar o presente e avançar no futuro.





Quilombos do Paraná



Relatório do Grupo de Trabalho Clóvis Moura de 2015 a 2010, sobre as Comunidades Quilombolas Paranaenses.
Para fazer o download clique no link abaixo:

http://www.gtclovismoura.pr.gov.br/arquivos/File/relatoriofinal2005a2010.pdf


PEABED - Periódico de Estudos Afro-Brasileiros e Diversidade: Aparecida de Jesus Ferreira: Livro: Gêneros Textua...

PEABED - Periódico de Estudos Afro-Brasileiros e Diversidade: Aparecida de Jesus Ferreira: Livro: Gêneros Textua...: Livro Gratuito: Gêneros Textuais Livros para baixar gratuitamente Formação de Professores de Línguas:  Gêneros Textuais em Prática...